23 . 08 . 2022

A nuvem e o futuro dos mercados financeiros

A nuvem pode ajudar a promover maior resiliência, desempenho e segurança para permitir uma visão de longo prazo do mercado. [...]
nuvem

A nuvem pode ajudar a promover maior resiliência, desempenho e segurança para permitir uma visão de longo prazo do mercado. Os mercados e as políticas, lado a lado com as novas tecnologias, já estão abrindo caminho para uma maior velocidade e transparência.

Um recente estudo patrocinado pelo Google, realizado pela Coalition Greenwich (setembro de 2021), mostrou que mais dos 93% dos sistemas comerciais, intercâmbios e fornecedores de dados oferecem serviços de nuvem de alguma forma. O mesmo estudo revelou que perto dos 72% da indústria financeira do lado da compra e venda pretendem consumir dados de mercado baseados em dados da nuvem pública nos próximos 12 meses.

Gerenciamento de riscos na nuvem

A tomada de decisões baseada em dados e o gerenciamento de riscos sempre foram, e continuam a ser, os pilares dos mercados financeiros. Com o tempo, a inovação tecnológica tem facilitado o acesso a um melhor conhecimento dos dados e, portanto, a uma melhor tomada de decisões e a capacidade de gerenciar riscos.

Ao passar para a nuvem, a infraestrutura, que no passado dependia de uma combinação de pessoas, processos e alguma tecnologia, torna-se o código que executa as aplicações. Esta fase inicial é a chave para permitir que as organizações mudem para um modelo operacional ágil e baseado na nuvem, o que facilita e suaviza o lançamento de novos produtos no futuro.

Regimes regulatórios

Sempre que acontece uma mudança tecnológica significativa, os reguladores exploram suas implicações, particularmente no que diz respeito à sua capacidade de atingir seus objetivos.

Com o tempo, os regimes regulatórios (regras, regulamentos, estatutos, interpretações e diretrizes) também se ajustarão às novas tecnologias, o que beneficiará o mercado e promoverá os objetivos regulatórios.

A nuvem atualiza-se constantemente na base dos novos parâmetros regulatórios e aumentando a capacidade de cumprir com eles, já que permite que os regulamentos sejam integrados em todas as transações.

Além disso, baseados na visão dos relatórios regulatórios em tempo real e no ritmo de mudança tecnológica do mercado nos últimos anos, vários reguladores têm utilizado análises mais avançadas. Esta tendência continuará a ajudá-los a cumprir seus objetivos de forma mais eficaz e eficiente, e a monitorar e atender as expectativas que eles têm para todo o mercado.

Escreva para nós.

 

 

 

 

Artigos relacionados