24 . 09 . 2021

Virtualize sua empresa conosco

Nos últimos anos, o avanço da tecnologia converteu a virtualização um recurso muito valioso. Seja virtualizando de maneira on-premise ou [...]

Nos últimos anos, o avanço da tecnologia converteu a virtualização um recurso muito valioso. Seja virtualizando de maneira on-premise ou na nuvem, esta solução nos oferece uma inumerável quantidade de benefícios que não podem passar despercebidos por nenhuma organização.

Entre as principais vantagens, sem dúvida, em primeiro lugar, está a redução de custos, já que não é necessário investir em hardware toda vez que se precisa provisionar um novo equipamento ou serviço que requeira um computador host.

Junto com os custos de hardware estão os custos de recursos e tempos de provisionamento de equipamentos que, graças à virtualização, podem ser feitos a partir de templates pré-definidos na qual reduzem consideravelmente o tempo permitindo que um novo equipamento esteja disponível em questão de minutos.

Graças à virtualização, contamos com inúmeras melhorias em termos de segurança e backups de equipamentos. Se nos concentrarmos em uma infraestrutura on premise, temos ferramentas que nos permitem realizar rapidamente um backup da máquina virtual antes de iniciar uma tarefa de manutenção ou alteração.

Quanto aos ambientes cloud, além desta possibilidade, possuem funcionalidades de backup que podem ser ativadas para serem efetuadas de forma periódica e automática.

Se falamos de benefícios, é muito importante destacar a alta disponibilidade que a virtualização nos oferece, pois nos permite realizar migrações a quente, clonar equipamentos produtivos sem interromper serviços e, se nossa infraestrutura permitir, configurar soluções de disaster recovery.

Com foco na virtualização na nuvem, essa vantagem é potencializada, pois em caso de falhas físicas nos equipamentos do nosso provedor, ele pode realizar migrações a quente que nos abstraem ainda mais do hardware, garantindo uma disponibilidade quase absoluta.

Deve-se notar que qualquer que seja a opção de virtualização que escolhermos, a escalabilidade que iremos obter é muito maior do que se pode imaginar com servidores físicos. Poderemos expandir recursos em nossos servidores a quentes e sempre teremos consoles de administração que nos permitem controlar os recursos utilizados, realizar modificações e inclusive desligar ou ligar nossos equipamentos.

 

 

Artigos relacionados