18 . 03 . 2021
Senhas: a falta de boas práticas de segurança cibernética
As senhas são hoje a chave mestra de toda a nossa vida digital. Tanto as nossas contas, como as do [...]As senhas são hoje a chave mestra de toda a nossa vida digital. Tanto as nossas contas, como as do banco, e-mail e redes sociais, como os nossos dispositivos, computadores, tablets e celulares, dependem de uma palavra-passe para proteger as informações que guardam. No entanto, o aumento de ataques cibernéticos que resultam em vazamento de dados, invasão de contas e roubo de informações pode comprometê-los e colocar em risco as informações que protegem.
A falta de boas práticas de segurança cibernética contribui para o problema
Foi revelado que muitos usuários preferem conveniência em vez de segurança. Aproximadamente 4% dos usuários escolhem a mesma senha para todos os sites online. Além disso, os usuários da Internet permitem que seus navegadores salvem suas senhas de redes sociais (56%), sua senha de e-mail (54%), acesso a lojas online (32%) e até mesmo senhas de bancos (9%), ignorando os riscos que isso implica.
A cada dia que passa, os cibercriminosos desenvolvem seus ataques e ajustam suas táticas de engenharia social para extrair dos usuários informações que eles podem monetizar. Portanto, é importante que os usuários estejam cientes dos possíveis riscos e adotem hábitos básicos de segurança cibernética que os ajudem a proteger suas informações. Criar uma senha forte e segura não precisa ser difícil, nem significa ter que lembrar um código assustador. Ser criativo com frases que representem algum significado para nós e seguir regras como criar senhas diferentes para cada conta, trocá-las a cada 3 meses e não as compartilhar, facilitará esse processo. É por isso que fornecemos um guia de 8 etapas para gerar senhas fortes que permitem proteger suas informações digitais e sua privacidade:
- Gere senhas com letras, números e caracteres: Idealmente, e mais recomendado, suas senhas devem ter pelo menos 15 caracteres. É importante que contenham números, símbolos especiais, bem como letras maiúsculas e minúsculas.
- Crie uma string estática: adote uma frase que signifique algo para você. Use a primeira letra de cada palavra e substitua o resto por um caractere especial. Se adicionar uma associação para a conta a isso, você terá uma senha forte. Por exemplo, a senha do Netflix pode ser: Três tigres tristes = T / t / tr0jo, já que o logotipo da marca é vermelho e muda o primeiro ou pelo número zero. Sempre pense em frases ou letras de músicas que você possa lembrar facilmente para não cometer o erro de escrever suas senhas em post-its que deixarão presos em seu laptop.
- Nunca compartilhe suas senhas: nem o método que você usou para criá-las. Se você compartilha seu computador ou tablet com alguém, não forneça sua senha. É melhor criar contas de usuário diferentes.
- Use a verificação em duas etapas: em suas contas importantes, é aconselhável habilitar a opção de verificação em duas etapas, para ter maior proteção caso um criminoso encontre sua senha.
- Não torne as senhas fáceis de adivinhar. As chances são altas de que seus dados pessoais, como sua data de nascimento, local de nascimento ou nome do seu parceiro, sejam facilmente encontrados online (por exemplo, em seu mural do Facebook).
- Não use palavras reais, pois elas podem ser descobertas por meio de ataques de dicionário, programas que testam rapidamente uma grande lista de palavras.
- Se você suspeitar que sua senha foi comprometida, altere-a imediatamente.
- Use um gerenciador de senhas: Para que você não precise se lembrar de todas as suas chaves, use um gerenciador de senhas, que gera senhas complexas e exclusivas para todas as suas contas e as armazena com segurança.